quinta-feira, julho 15, 2010

O Mambembe



Essa ilustração faz parte daqueles momentos da vida que não têm preço.

Depois de algum tempo afastada dos palcos, minha esposa Joana, que é uma atriz sinistraça de boa, participou da montagem da peça "O Mambembe" de Artur Azevedo, clássico dos clássicos do teatro musical brasileiro. Para minha alegria, fui convidado pela produção da peça para fazer a ilustração do cartaz. Para completar, passar a régua e fechar a conta dessa alegria, tive a oportunidade de incluir a minha amada na ilustração (Joana, ou melhor, Dona Rita, é a segunda da esquerda para a direita).

Poder juntar a minha arte e trabalho com a arte e trabalho da Joana foi, no mínimo, inesquecível. Posso dizer, que realizei um sonho dentro do sonho que é a minha vida ao lado dela.




Aí em cima está o layout da ilustração. Mudei um pouco o meu estilo e utilizei uma técnica diferente da que estou habituado na tentativa de emular o trabalho do pioneiro da ilustração nacional, Angelo Agostini. Enquanto o Agostini usava a litogravura para realizar suas ilustrações, eu optei pelo grafite sobre papel manteiga (a textura é uma beleza) e pintei a arte digitalmente, tentando dar um efeito de foto colorizada, muito comum no início do século passado. Segui esse caminho porque Artur Azevedo e Angelo Agostini são contemporâneos, logo me pareceu natural usar um estilo de ilustração semelhante ao que exsitia na época em que a peça foi escrita.


Revista Ilustrada de Angelo Agostini

No fim das contas, isso tudo bateu muito com o que o diretor da montagem atual Almir Telles pretendia e a linha que o designer Rico Villarouca estava planejando para a programação visual.

E, por último mas não menos importante, a arte aplicada no convite/cartaz com a brilhante programação visual bolada pelo Rico.



Para maiores detalhes sobre a peça, é só dar um pulo no site do grupo de teatro Sarça de Horeb.

Nenhum comentário: