sexta-feira, junho 09, 2006

Rona Lisa




Continuando a história de pintura digital. Essa aí eu fiz essa semana e será capa da A+ que chega às bancas nesse sábado. Quando me pediram essa ilustra semana passada, meti na cabeça que ia fazê-la digital, apesar de até ser mais "óbvio" que eu pintasse na mão.

Só que a vida, como sempre, apronta surpresas e a minha tablet resolveu partir dessa pra melhor na segunda-feira e eu ia começar esse trabalho na terça. Como o tempo está sempre curto, não teve como comprar uma tablet substituta, nem arrumar uma emprestada. Só que eu sou teimoso e ainda assim queria fazer o trabalho digitalmente e assim o fiz com o meu mouse Clone de R$ 19,90 da Casa & Video no Photoshop 7.0.

Pode parecer que eu tô tirando onda, mas não é o caso. Pintar com mouse não é nem de longe algo que ninguém tenha feito antes (o Tiago Hoisel, linkado aqui acima, que o diga), mas resolvi colocar isso aqui, só pra exemplificar o que havia escrito na postagem anterior: não é o material que faz a ilustração, é o ilustrador. Material é apenas um meio.

Obviamente, não vou trocar a tablet pelo mouse por causa disso, porque eu não quero ver os meus dias de rabiscos terminarem por causa de uma tendinite braba na minha mão direita ou coisa pior. Mouse continua sendo uma porcaria como ferramenta de desenho, a caneta da tablet é mais confortável, mais ágil e dá muito mais opções, sendo a dinâmica no traço a mais fundamental delas.

Pra fechar, mais um momento reflexão: meu mestre Rui de Oliveira já dizia "desenhista desenha com o olho e pensa com a mão". O resto é o resto.

PS.: Aí cê me pergunta: mas porque raios o Ronaldo tá travestido de Mona Lisa? Bão, a matéria principal da A+ 300 trata das várias conspirações, teorias excusas e mutretas que já ocorreram (ou não) em Copas do Mundo. Uma espécie de "Código Da Vinci" dos Mundiais. Todo mundo lembra que o Ronaldo foi o personagem principal da "conspiração de 98" ou, pra quem acredita, "o dia em que trocamos uma Copa por um piripaque fenomenal".

PS 2.: Falando nisso, anotem aí a minha aposta pra conspiração da Copa de 2006. O Brasil, segundo "todo mundo", vai levar essa Copa com os dois pés nas costas, não é isso? Na-na-na-na-na... Não conta pra ninguém, mas a CBF já acertou com a FIFA que a seleção vai entregar a taça de mão beijada já nas oitavas em troca de não só confirmar o nosso país como sede do Mundial de 2014, como também (agora vem a bomba) garantir que seremos hexa em território nacional. Aê!

10 comentários:

Anônimo disse...

Se você estiver certo, MAL... vai ter muita gente chorando no final do mês, e não será por causa do salário :P

Anônimo disse...

haahhahaahaha.
seu mouse deve ter saido sem tinta, de tanto tempo que você passou para fazer.
mas ficou ótimo.

ah, qual a sua tablet? estou pensando em comprar uma, e não sei por onde começar.
uma boa e barata. (:

Anônimo disse...

Ah, Mario, não mesmo. Vamos ganhar sim, vc vai ver.

Mario Alberto disse...

Gente, gente, calma aí. Longe de mim estar colocando uruca na nossa seleção. Eu levo mó fé, vamo que vamo!

Agora, como no futebol o improvável está logo ali ao lado, acho sinceramente que os arautos do apocalipse e idiotas da obviedade, que só se lembram de que a bola é redonda e são onze contra onze a cada quatro anos, vão lançar várias teorias "incontestáveis" se alguma coisa diferente do mais provável acontecer, lá isso vão. Foi só uma brincadeira, enfim.

Rumual Ékissa!

paulogaldinosa@gmail.com disse...

Oh Marião, legal essa carica digital com o mouse!!! concordo com vc q o q faz a ilustração é o ilustrador, e a ferramenta é apenas um meio. Como vc viu minhas caricas lá no meu blog, todas são feitas com o mouse, porém estou providenciando minha tab, para dar mais detalhes em menos tempo e não cansar tanto!!!
Grande Abraço.

Anônimo disse...

Falou tudo, Mário. Hoje existe uma valorização estranha dos caras que dominam "n" ferramentas e programas sofisticados de modelagem digital. Mas achar um artista no meio deles, isto sim é difícil. Saudades, cara.

Anônimo disse...

Hahahahahaha!!!disse tudo!!Essa copa ta com cheiro de mutreta!
Sobre a pintura digital.....meus parabéns pelo saco...ehhh...paciência de conseguir desenhar com o mouse, está realmente fantástico.

Anônimo disse...

fala, MAL!

o desenho ficou sensacional, como de costume.
percebe-se que você explora mais os Ronaldos do que o Adriano e o Kaká. o seu quadrado mágico é uma reta (com apenas dois pontos)?

Anônimo disse...

a Inglaterra parece um Leão reumático.....

W! disse...

Existe uma história de que os ingleses, que conseguiram a taça em 66 (que, se não me engano, havia sido roubada na ocasião), não entregaram a verdadeira Jules Rimet ao Brasil, em 70.
Minha versão dos fatos: Na verdade, a Jules Rimet foi feita com o ouro derretido do Santo Graal. A Fifa, na verdade, é uma sociedade secreta formada por uma cisão da Ordem dos Cavaleiros Templários, que se tornaram a Maçonaria, que se dividiu novamente.